A Organização Não Governamental (ONG) Instituto Vida em parceria com a Vigilância em Saúde e Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santo Antônio, através da Secretaria de Saúde está oferecendo testes de Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), hepatites e sífilis. Além de gratuitos, os exames também são rápidos e a pessoa saberá o resultado de cada prova em quinze minutos.
Para a vice-presidente e coordenadora do Instituto Vida, Iderci Inácia Gomes Novais, é de fundamental importância e está sendo realizada com atendimento das enfermeiras Rafaela Feliciane Trevisan e Erislaine Oliveira. "É melhor prevenir do que remediar", disse ao anunciar que a campanha é realizada durante todo dia desta terça-feira (30/05), na sede da ONG.
Conforme a enfermeira Rafaela Feliciane Trevisan, o objetivo da campanha é o de atrair os usuários de drogas, que são mais vulneráveis e de difícil acesso. "O Ministério da Saúde oferece gratuitamente para o município e são quatro testagem ofertadas hoje o dia inteiro. É o teste rápido para o HIV, que é o vírus da AIDS, hepatites B e C e a sífilis", disse.
Rafaela Trevisan informou que o município vem enfrentando uma epidemia de sífilis, com seis casos já confirmados este ano. "Se você comparar uma cidade com 16 mil habitantes é muito caso", alertou que houve dois casos de gestantes positivos este ano e, no ano passado um bebê que nasceu com sífilis congênita. "Então a preocupação é fazer o diagnóstico da sífilis, principalmente nas mulheres em idade fértil para que possamos tratar essa mulher antes de engravidar", afirmou.
A enfermeira informou ainda que os testes são feitos diariamente, de segunda a sexta-feira, no laboratório do Centro de Saúde e através de campanhas especificas. Agora no mês de junho os testes serão ofertados gratuitamente nas comunidades rurais e na cadeia pública.
Rafaela encerrou apontando para a necessidade das pessoas que mantiveram relações sexuais sem preservativos procurarem a unidade de saúde e fazer o teste. "São ofertados testes para quatro doenças, o HIV, hepatites B e C e a sífilis que a gente pega via relação sexual desprotegida e, o HIV, hepatites B e C a gente pega com sangue contaminado", disse ressaltando a importância das mulheres que fazem unhas sem alicate próprio fazer a testagem.
O vereador Jocelino da Ótica que acompanha o projeto parabenizou a organização da campanha da ONG Instituto Vida, através de parceria com a Vigilância em Saúde e Unidade Básica de Saúde. "Quero agradecer a ONG por mais esse trabalho realizado em prol de nossa população que muito necessita", afirmou. Também participaram do evento os vereadores Zé do Gezo e Diego da Rádio.
A Presidente da Organização Não Governamental (ONG) Instituto Vida, Maria Sancha Otenio, por motivo pessoais, não participou diretamente do evento, mas empenho na organização e realização. "Quero agradecer a todos que direto e indiretamente colaboraram com a campanha, aos parceiros, a Vigilância em Saúde e Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santo Antônio", afirmou.